Notícia séria. Diariamente!

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Levantamento mostra Estados que pior fazem uso de seus impostos; veja ranking

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgou, no início deste mês, a segunda edição do estudo Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (IRBES), que avalia o desempenho de cada Estado em usar a arrecadação tributária em prol da qualidade de vida de sua população.

O cálculo considera o ano de 2021 como base, que é o período mais recente em que se tem todos os indicativos e índices utilizados pelo IBPT. O ranking revela disparidades relevantes entre Estados do Sul e Sudeste e do Norte e Nordeste.

Quais os Estados que melhor alocam seus impostos?


Distrito Federal
São Paulo
Santa Catarina
Rio de Janeiro
Paraná


Quais os Estados que pior alocam seus impostos?


Roraima
Bahia
Amazonas
Piauí
Rondônia


Qual é a posição do Brasil em relação ao mundo? 

Ainda com relação ao mesmo índice, o IBPT realizou uma análise do desempenho do Brasil em comparação a outros países. O País ficou na última posição, sendo o que menos retorna à população os valores arrecadados em tributos.

Quais os países que melhor alocam seus impostos? 


A Irlanda aparece como líder do ranking pelo sexto ano consecutivo. Para a instituição, a posição demonstra um modelo de gestão fiscal eficaz, direcionando os recursos tributários para ações que promovem a melhoria da qualidade de vida.

Depois da Irlanda, Suíça, Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul completam o ranking dos que melhor fazem aplicação dos impostos arrecadados para a qualidade de vida de seus cidadãos.

O Brasil, mesmo com sua arrecadação elevada, fica atrás, inclusive, de países da América do Sul, como Uruguai (9º) e Argentina (22º).

Segundo o IBPT, o IRBES é calculado a partir da somatória do valor numérico relativo à carga tributária do país (ou dos estados, a depender da análise), com uma ponderação de 15%, com o valor do IDH, que recebeu uma ponderação de 85%.

TERRA

Redes Sociais

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Observa PB

Em nosso canal no Youtube você tem acesso a todo nosso conteúdo em vídeo. Notícias, opinião e tudo o que precisa para não perder nada.

Deixa seu e-mail

Receber notícias com exclusividade

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Compromisso

Portal de notícias comprometido com a veracidade das informações, reproduzidas por meio próprio e alternativo, tendo como fontes, veículos confiáveis da mais alta credibilidade.

© 2024 Todos os direitos reservados Portal Observa PB