Praticar caminhada regularmente é uma forma acessível e eficaz de ajudar a controlar a pressão arterial. Além de estimular a circulação e fortalecer o coração, a atividade contribui para a diminuição de peso e redução do estresse, fatores importantes para a saúde cardiovascular.
Para quem está começando a se exercitar, a caminhada é o exercício ideal. Segundo o educador físico Daniel Santos, da Academia Dstak, em Brasília, o exercício é um dos mais indicados para o combate à hipertensão.

“Ao iniciar a atividade, os batimentos cardíacos aumentam, o que promove a dilatação dos vasos sanguíneos para levar oxigênio aos músculos em maior quantidade e frequência. Esse efeito é semelhante ao de agentes vasodilatadores usados em medicamentos para hipertensão”, afirma.Play Video
Daniel diz que a caminhada também pode ajudar a normalizar os níveis de glicemia, reduzir o colesterol e favorecer a eliminação do sódio pelo suor. A prática ainda fortalece o coração, o deixando mais resistente às demandas de uma pressão arterial elevada, o que, ao longo do tempo, pode até contribuir para a redução da necessidade de medicamentos.
O diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto, aponta ainda outros mecanismos envolvidos na regulação da pressão arterial durante a caminhada.
“A atividade física estimula a liberação de óxido nítrico (NO2), que ajuda a relaxar as artérias, diminuindo a resistência vascular. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina, facilitando a captação de glicose e reduzindo a inflamação do corpo, fatores que também contribuem para o controle da pressão”, destaca.
Ele acrescenta que a caminhada atua na regulação do sistema nervoso, reduzindo a atividade do sistema simpático, que é um dos responsáveis por elevar a pressão e aumentar a frequência cardíaca.
Metrópoles